Manutenção preventiva, proteja suas informações.

A informação assume atualmente uma importância crescente, sendo um diferencial de sucesso, pois o turbilhão de acontecimentos externos obriga as organizações a enfrentar novas situações, onde a informação torna-se fundamental para a descoberta e introdução de novas tecnologias, bem como para explorar as oportunidades de investimento. Ela é o farol orientador das oportunidades existentes e sinalizadora das ameaças a que a empresa está sujeita, pois ela reduz as incertezas durante o processo de tomada de decisão e, consequentemente, aumenta a sua qualidade. Além das informações orientadoras existem as informações operacionais, como CLIENTES, PRODUTOS, VENDAS, FATURAMENTO, ESTOQUE etc.
Imagine o enorme prejuízo de qualquer empresa que perde os dados de seus clientes, ou de uma loja de departamento que perde seu banco de dados de produtos.
É fato que nem todos os problemas que ocorrem nos sistemas de hardware ou software ameaçam diretamente os dados de uma empresa, e anular preventivamente 100% dos problemas é impossível, porém, com a prevenção é possível anular 100% da perda de dados. É justamente na prevenção que a manutenção preventiva atua. Vejamos alguns aspectos importantes sobre:
1- O que é a manutenção preventiva: manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

2- Principais vantagens:

a. Diminui a incidência de falhas: A ocorrência de uma falha de sistema operacional ou de hardware, dependendo do momento em que acontece poderá ser muito inconveniente, é justamente a surpresa desagradável que se procura anular.
b. Gerenciamento de backup de dados: A prevenção é responsável em resguardar as informações importantes da empresa efetuando backup programado e espelhamento de HD.
c. Diminuição dos custos com hardware: A prevenção prolonga a vida útil de peças e consequentemente diminui os custos com reposição dessas peças e dos equipamentos.
d. Diminuição dos riscos com invasões cibernéticas: A prevenção utiliza de forma coerente as ferramentas necessárias para proteção de dados financeiros tornando as operações bancárias muito mais seguras.

3- Principais tarefas realizadas nas prevenções:


a. Limpeza dos sistemas de hardware: Elimina principalmente as falhas causadas por superaquecimento do sistema.
b. Limpeza dos sistemas de software: Elimina ameaças não detectadas pelos softwares de proteção. Elimina arquivos desnecessários evitando a lentidão do sistema.
c. Atualização de softwares: Atualiza antivírus, sistema operacional e outros programas que requerem atualizações.
d. Verificação de Logs: Verifica a ocorrência de falhas registradas nos logs do sistema e as elimina.

4- Contrato de manutenção: Normalmente o contrato de manutenção é mensal e envolve prevenção e correção, e o valor desse contrato é determinado pelo número de máquinas. Periodicamente a empresa prestadora de serviço realiza visitas técnicas para prevenção de bugs e atende os chamados pelos seus canais de atendimento para correção de falhas.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre a manutenção preventiva. Caso sua empresa esteja precisando de manutenção preventiva ou se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco.

Deixe um comentário