Cuidados ao baixar jogos e programas pela internet.

Não apenas jogos, mas a maioria dos programas a custo Zero, vão cobrar de alguma forma os seus préstimos. Bom mas então quais são as consequências disso:
a) Perigo Baixo: Existem aqueles que instalam diversas barras de tarefas e levam junto outros programas, cujas notificações de instalação são encobertas. E quando você conclui a instalação vai perceber que além do software desejado ele te instalou por “baixo dos panos” um antivírus, uma ferramenta de limpeza de sistema, um navegador de internet, etc. Bom mas comparando com outros, podemos dizer que esses tipos de downloads são fichinhas em termos de prejuízo para o seu equipamento.
b) Perigo Médio: Adware é um termo muito usado e que está na “boca do povo”. Mas afinal, o que significa? Adware (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa) são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a conexão lenta. Normalmente assumem o formato de pop-up, aquelas janelas incômodas que abrem a todo instante enquanto você navega em determinado site. Além disso, a sua conexão pode ser prejudicada, pois estes programas precisam ser atualizados constantemente por meio da Internet, isto sem falar no incômodo causado pelas propagandas e anúncios que são exibidos constantemente. A melhor medida de prevenção para não “pegar” estas pragas é evitando navegar em sites suspeitos ou fazer download de programas dos quais se desconhece a procedência.
c) Perigo Médio/Alto: Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Entretanto, nem todos são prejudiciais. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar. Mas é claro, ninguém deseja ser espionado.


d) Os altamente perigosos: O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC. O trojan serve de porta de entrada para outros tipos de vírus perigosos como:
KEYLOGGER: Os keyloggers são softwares de computador que visam monitorar, armazenar e enviar tudo o que foi digitado pela vítima para um terceiro. Nos dias de hoje, os keyloggers são inseridos em outros códigos prejudiciais como os trojans, que têm o objetivo de acessar dados bancários.
BACKDOOR: É um mecanismo usado por vários malwares para promover acesso remoto a softwares ou à rede infectada. Esse programa busca explorar falhas problemáticas não documentadas em aplicações instaladas, desatualizadas e do firewall para ter acesso às portas do roteador.
BROWSER HIJACKER: Trata-se de um tipo de vírus de computador que tem por meta a mudança das principais configurações do navegador. Quando instalado, modifica a homepage e as formas de busca. Demonstram anúncios em páginas legítimas e redirecionam o usuário para sites maliciosos que podem apresentar exploits ou outras pragas digitais.
ROOTKIT: Rootkit são trojans que usam mecanismos avançados de programação para serem instalados em classes profundas ou não documentadas do sistema operacional. As suas funções mais devastadoras são: a sua capacidade de recuperação, reinstalando-se mesmo depois da limpeza do computador; e sua disseminação em alta velocidade.
TIME BOMB: O Time Bomb é um tipo de malware que apresenta contagem regressiva. Ele é uma ameaça preordenada para ser executada em uma certa ocasião no sistema operacional, provocando sérios danos.
WORM: Esse tipo de vírus de computador apresenta a função de se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, produzindo cópias funcionais de si mesmo. Tais características fazem com que os worms se espalhem rapidamente por redes de computadores e drives USB.
Além disso, eles podem ser repassados por mensagens de e-mail, criando anexos problemáticos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.
GREYWARE: É um malware que se encontra na chamada zona cinzenta, entre o software normal e um vírus, provocando mais irritação do que problemas, como programas de piada e adware. Assim, o Greyware refere-se a uma ampla gama de softwares que são instalados sem a permissão do usuário.
JOKE PROGRAM: Tratam-se de mecanismos ou códigos criados para provocar danos temporários ao sistema operacional, como travamentos e alterações inesperadas de comportamento. Os códigos dessa natureza não causam nenhum dano real ao computador.
MACROS: Os Macros são uma série de comandos coagidos que podem ser configurados em programas como Word e Excel. Desse modo, vários documentos com instruções prejudiciais podem ser criados, atingindo outros dados ou executando planos prejudiciais toda vez que eles forem realizados. Em sua grande parte, a ação é feita ao abrir ou fechar um documento dessa extensão.
RANSOMWARE: São códigos maliciosos que retêm arquivos ou todo o sistema do usuário por meio de técnicas de criptografia. Após o “sequestro”, o malware apresenta mensagens exigindo o depósito de uma certa quantia ou a compra de alguma mercadoria, informando que em seguida fará o envio da senha que libera os arquivos. Contudo, mesmo depois do pagamento, o usuário não recebe senha alguma.
TROJAN BANKING: É o trojan caracterizado pelo acesso a dados bancários, redes sociais, sites de compras e servidores de e-mail. As formas utilizadas são as mesmas de um trojan comum, sendo partilhado como um software ou arquivo legítimo, em sites infectados ou e-mails.

O que faço pra me defender?

O mais importante é você ter um bom antivírus. Sugiro o Karspesky que tem um ótimo custo benefício. Outras ações seriam:
• Mantenha sempre um bom antivírus atualizado.
• Mantenha sempre um bom firewall ativado.
• Evite navegar em sites suspeitos ou fazer download de programas dos quais se desconhece a procedência.
• Sempre leia as mensagens de alerta do navegador. Quando for pedido alguma permissão que você nem sabe do que se trata, clique sempre em bloquear (deny) e nunca em permitir(alow).
• Instalar programas que varrem seu computador em busca de ameaças e as elimina caso algo seja encontrado.
Dentre os principais programas estão: Spybot – Search & Destroy, Ad-Aware 2008, Microsoft Windows Defender, AVG Anti-Spyware Free e Spyware Terminator. Alguns antivírus possuem ferramentas para remoção de adwares e spywares, mas a maioria ainda não oferece esta praticidade.
A maioria das vezes o usuário não sabe que está infectado. Por esta razão é sempre bom executar os programas e deixar que estes monitorem seu computador para evitar danos maiores. Infelizmente navegar na Internet não é 100% seguro, mas sempre há como se precaver.
Para procurar esses programas abra o google e pesquise pelo nome, dê preferência pela página do próprio fabricante do software.
Importante. Nem todos os programas gratuitos (freeware) são nocivos, existem programas bem conhecidos, gratuitos e indispensáveis para o seu computador, eis alguns deles:
• Google Chrome Navegador
• Winrar, desfragmentador
• Java plugin.
• Leitor de pdf para versões anteriores ao Windows 10 (como o acrobat reader)

Visite nosso site

Deixe um comentário